sábado, abril 16, 2005

Pastelaria das Maravilhas

No Reino Unido, uma sexagenária foi condenada a seis meses de prisão por cozinhar diversas iguarias nas quais incluía quantidades mínimas de cannabis. Intrigado com este assunto e com intenção de aprender mais sobre esta nova escola de cozinha, decidi deslocar-me a um estabelecimento especializado. Dirigi-me então à Pastelaria Pedras, que fica no Bairro da Picheleira. Assim que entrei, mergulhei numa densa nuvem de fumo que tinha um cheiro estranho. A pastelaria estava vazia, pelo que o empregado se desfez em atenções:

- Ora muito bom dia senhor! Deseja alguma coisa? – disse, enquanto piscava o olho repetidamente em jeito cúmplice.

- Para já, queria que parasse de piscar o olho....Obrigado. Para além disso, queria também um xadrez e um ice tea., se faz favor.

- Lamento, ice tea não temos. Aqui só vendemos coca-cola.

- Então pode ser. Deixe-me dizer-lhe o que me traz aqui. Não sei se já ouviu falar da velhota inglesa, que foi presa por cozinhar com cannabis? Vinha saber se tem formas de pastelaria... alternativas, e que me diga como e quando as descobriu.

- Soube dessa senhora. É vergonhoso que só agora se preste atenção à arte de cozinhar com estupefacientes. Cá no estabelecimento, é a minha mulher que trata disso. Viemos casados da Colômbia...vivi lá 10 anos! A minha Maria Joana tem um grande talento para isto. É pena não a ter apanhado cá, ela foi às compras.

- Pelo vistos ainda é capaz de demorar, portanto, da forma como os hipermercados estão cheios.

- Hipermercados? Não, ela foi ali à cave do Tozé Fuminhos. È no quarteirão vizinho.

- Deixe lá isso. Tem aqui expostos alguns “exemplares”?

- Sim, mesmo à sua frente está o palmier negro, que leva um topping de chamon caramelizado. Logo ao lado, tem o pastel eufórico, que tem recheio de creme de pastilha que ela faz tão bem. De resto, já só tenho o rissol de ervas e os cavalinhos brancos, que são do melhor que há. Pode levar um de graça, se quiser.

- Er... não é preciso, obrigado.

- Leva, leva, que é para provar o que é bom. E leva mais dois que é para dar a alguém se for caso disso.

- Não, a sério, não posso aceitar, era abusar da sua simpatia. Tenho a certeza que são caros. Nunca teve problemas com a polícia?

- Não senhor, não tenho razões de queixa dos senhores agentes. São os clientes mais educados que tenho. Nem têm o hábito de se meter nos torneios de apunhalamento que a rapaziada de vez em quando aí arranja. Sabe lá o cagaçal que eles para aí fazem...então quando começam com as...

- Pois, sim. Se calhar eu devia era ir andando...

- Já? Não quer comer mais nada? Fique mais um bocadinho, ainda tenho mais histórias para contar...

- Acredito que sim, mas tenho mesmo que ir andando, lembrei-me agora que deixei um tacho ao lume...

- Ah, sendo assim é melhor despachar-se, todo o cuidado é pouco. Tenho um primo que deixou um pof aceso em casa e que largou fogo a 4 andares. Vá lá que só morreram 2 periquitos.

- É, é. Obrigado e bom dia!

- Passe bem!

Voltei então para casa mais instruído, mais cidadão do mundo. E a pé, porque um cabrão qualquer entretanto me tinha roubado o carro. Por alguma razão comecei a ver poltergeists a saltar à vara por cima dos autocarros da Carris. Talvez fosse dos vapores do café.

2 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

agradeço as dicas para a escolha de bolos. na proxima vez que for à pastelaria, vou ver com outros olhos toda a doçaria exposta nas vitrines.....

6:36 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Hummm... Onde é ke fica a pastelaria mm?!? ;o)

7:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home