terça-feira, março 29, 2005

Inquérito de Rua

Estava eu a passear calmamente pela Baixa de Lisboa, quando sou abordado por uma rapariga, que me pergunta, delicadamente, se eu poderia responder a “umas perguntinhas rápidas”. Simultaneamente, atravessa-se à minha frente e agarra-me um braço. Com tanta gentileza e subtileza, como poderia eu resistir e não responder?

- Bom dia jovem, é de Lisboa?
- Não, sou marciano.
- Desculpe?
- O quê?
- Bem, adiante. Trabalha em Lisboa?
- Não trabalho, vivo de duas patentes de cigarrilhas e de uma pensão de invalidez.
- Ok...qual é a sua formação?
- Estou a tirar Dinâmica de Correntes de Ar.
- Quantos anos tem?
- Não sei.
- Não sabe? Como?
- Perdi a cédula de nascimento no ano passado.
- E quantos anos tinha quando perdeu a cédula de nascimento?
- Não sei, não os tinha contado até aí.
- Você está a gozar comigo?
- Não.
- Tem casa própria?
- Não, resido na via pública.
- Pratica desporto? Se sim, qual ou quais?
- Sim, levantamento de garfo e levantamento de faca.
- Estado civil?
- Indeterminado.
- Indeterminado? Ou é casado ou é solteiro...
- O padre teve um ataque epiléptico antes de pronunciar o “até que a morte vos separe”, por isso não sei como é que ficou.
- * suspiro * Como classifica a sua qualidade de vida: má, razoável ou boa?
- Catita.
- Mas essa não é uma das opções.
- Então pode ser boa.
- Como é que se sente em relação ao futuro: pessimista ou optimista?
- Vou pensando jogo a jogo, em trazer os três pontos e depois no fim logo se vê.
- ??
- Optimista.
- Ok. Para terminar, como é que se imagina daqui a 10 anos?
- Como porta-voz da Associação Portuguesa de Amigos do Arroz de Pato.
- Obrigado pela sua colaboração.
- De nada.

Just in case you were wondering: diria que a pensão de invalidez me tinha sido atribuída por terem descoberto que eu discutia arranjos florais com texugos.

3 Comments:

Blogger Insane Jr disse...

É a baixa lisboeta, que posso eu dizer? Vai-se passear calmamente e é isto que pode acontecer.
Olha que porra, rimou.

12:38 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

meu, as tuas respostas sao uma inspiração divina. como é que eu nunca me lembrei disso? continua assim que vais longe.

1:23 da tarde  
Blogger JJ disse...

LOL pá axo k LOL chega...

10:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home